quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

*Dúvidas Sobre a Pílula?*

A toma da pílula, o método contraceptivo mais estudado pela ciência, não deve ser feita sem uma avaliação médica prévia que tem em conta o estado de saúde e os hábitos da mulher. " Quando se aconselha uma contraceptivo independente de qual for é importante fazermos três meses depois do início do método, um ponto de situação com a mulher: se está a seguir correctamente, se sente efeitos secundários ou se é preciso mudar de método." explica Teresa Bombas, médica ginecologista.
Fale com o seu médico sobre a opção mais adequada para si mas encontre já resposta para algumas questões que a inquietam.

AS PÍLULAS SÃO TODAS IGUAIS? 

   Existem vários tipos de pílula. Algumas combinam duas hormonas ( estrogénio e progestagénio) outras apenas contém progestagénio. As doses de estrogénio variam assim como "há pílulas com estrogénios naturais e outras com estrogénios sintéticos. Todas são distintas, contudo, em termos de eficácia na protecção da gravidez, aí sim, são todas iguais." esclarece Teresa Bombas.

PODE SER TOMADA POR QUALQUER MULHER?

   Mulheres com hipertensão não controlada, imobilizadas durante períodos de tempo prolongados, com doenças do fígado, hematológicas, antecedentes de tromboembolismo ou fumadoras com mais de 35 anos não devem tomar a pílula combinada. As mulheres obesas, com cefaleias recorrentes e as fumadoras devem tomar preferencialmente uma pílula sem estrogénios. Está contraindicada em caso de cancro da mama.

FAVORECE O AUMENTE DE PESO?

   "Existem efeitos transitórios quando se inicia um método contraceptivo. Quanto mais próximo dos níveis de progesterona natural for o método menos esta situação acontece mas , por vezes, temos de usar progesteronas diferentes para corrigir outro tipo de intercorrências médicas e pode dar-se uma oscilação de peso" Esclarece.


AFETA A FERTILIDADE?

    A pílula é um contraceptivo reversível. Por norma, quando se suspende a sua toma a mulher reinicia o seu ciclo fértil. " Há inclusivamente mulheres que engravidam durante a toma da pílula."afirma Teresa Lombas. Geralmente, recomenda-se que a mulher tente engravidar três meses após a suspensão da pílula e que neste intervalo tome um comprimido de ácido fólico por dia.

INTERFERE NO DESEJO?

    A ovulação ( fase do ciclo menstrual em que se verifica a libertação de hormonas responsáveis pelo aumento do libido) não ocorre no caso de quem toma a pílula. Contudo, afirma Teresa Lombas, " nos estudos sobre a população em geral, não parece haver uma relação de causa/efeito entre a toma da pílula e a diminuição do desejo sexual. Não se pode afirmar que a pílula afecta a líbido mas sim que, numa minoria de casos, há mulheres que revelam este efeito, que pode ser temporário ou decorrente de outros fatores. Nestes casos, podem continuar a tomar a pílula, mas com diferente composição.", explica.

AUMENTA O RISCO DE CANCRO?

   "Está provado cientificamente que, mesmo em mulheres com história familiar de cancro da mama, a pílula não aumenta o risco de cancro.", esclarece Teresa Lombas. Os estudos demonstram, ainda, que reduz o risco de cancro do ovário e do útero, diminui o fluxo e a dor menstrual. Pode ser indicada como terapêutica para a diminuição de quistos nos ovários.


BENEFICIA A PELE? 

    Os níveis de estrogénios em circulação no organismo ocasionados pela toma da pílula podem, em alguns casos, favorecer o aparecimento de manchas cutâneas (melasma). Mulheres propensas a este tipo de situação devem usar protecção solar e analisar com o seu médico a hipótese de optarem por outro meio de contracepção ou tomar uma pílula com baixo teor de estrogénios.
Muitas vezes a pílula é utilizada no tratamento da acne, sobretudo na adolescência, verificando-se "muitos benefícios no seu uso", sublinha Teresa Lombas. 

3 comentários:

  1. Ola ola :)) estou a acompanhar-te. Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Eu faço uso de uma injetável mensal que a doutora disse que seria melhor ... acredito né =/


    Bjs
    www.simplesassimmesmo.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. oiee...
    Gostaria de dar todo meu incentivo pra você..
    Parabéns pelo blog.

    Bjks

    Tamiris Oliveira
    queromaisviver.blogspot.com

    ResponderEliminar