sábado, 26 de janeiro de 2013

*Guia das Caminhadas*

-------> REDUÇÃO DOS NÍVEIS DE "MAU" COLESTEROL e do risco de diabetes, melhoria da circulação, controlo de peso e aumento da sensação de bem-estar são alguns benefícios das caminhadas.






TRILHOS DE TERRA 

Caminhar por trilhos em áreas ecológicas é benéfico para a saúde respiratória e cardiovascular, sobretudo se a zona for arborizada. 
No entanto, exige maior trabalho muscular em relação a outras superfícies. 
Para evitar lesões, esteja atenta ao solo e utilize calçado com boa aderência. Se o caminho for rochoso ou muito irregular utilize botas de trekking, que protegem os pés e tornozelos de golpes e entorses. 

TOME NOTA: Nas encostas, use a ponta dos pés e os músculos inferiores da perna e balance os braços para executar melhor o exercício. 




RELVA

Por ser um terreno mole, permite tonificar os tornozelos e as articulações. 

TOME NOTA: Preste atenção às irregularidades que se escondem sob a relva e às raízes das árvores que podem provocar quedas 


FLORESTAS

Os pinhais cobertos de folhas secas são uma delícia para os pés e um bálsamo para os sentidos. Uma experiência que desintoxica, oxigena e descontrai. 

TOME NOTA: Ainda que com alguma energia, terá de andar mais devagar, dada a irregularidade "acolchoada" do terreno. 
Encontre o seu ritmo e mantenha-se em movimento. 

PISTAS DE ATLETISMO

O piso aderente absorve perfeitamente o impacto das passadas e permite calcular com exatidão a distância que se percorre. 

TOME NOTA: Este é um bom cenários para principiantes e pessoas com osteoporose ou outras doenças ósseas e das articulações. 

PASSEIOS

São o trilho natural para caminhadas urbanas, embora às vezes, sejam estreitos e apresentam obsctáculos que impedem a marcha normal. Procure ruas com passeios largos. Recorra a calçado com sola capaz de amortecer o impacto e, assim, evitar as sobrecargas musculares potenciadas pelas passadas em superfícies duras. 

TOME NOTA: Evite locais com semáforos, que quebram o ritmo da caminhada. Se não puder evitá-los continue a mexer-se enquanto espera. 

AREIA

Caminhar descalça em areia regular e compacta pode ser muito relaxante. Tonifica os músculos dos membros inferiores e massaja os pés. 

TOME NOTA: Se for demasiado irregular, aumenta a resistência muscular, mas também o perigo de lesões, por isso prefira caminhar na areia húmida. 

ESCADAS

Embora ao subir escadas dê menos passos que durante uma caminhada, queimará mais 330 calorias, por cada hora. É um exercício óptimo para eliminar gordura, reduzir o colesterol, afinar a cintura, controlar a tensão arterial e melhorar a sua capacidade pulmonar. 

TOME NOTA:  Suba e desça, pelo menos 10 lanços de escadas por dia. Trabalhará a intensidade e fortalecimento muscular em menos tempo. 

PASSADEIRA

Permite-lhe calcular, com exatidão, a distância e a velocidade da sua marcha e praticar exercício em casa ou no ginásio, mesmo quando está mau tempo. Ao variar o grau de inclinação, pode aumentar a intensidade da caminhada. 

TOME NOTA:  Escolha um nível de velocidade que lhe permite caminhar com naturalidade, sem a obrigar a apoiar-se nas barras dianteiras ou laterais. 

ESTRADA

É um local pouco seguro para caminhar, mas se o frequenta faça-o em sentido contrário ao trânsito e vista peças de roupa refletoras . Escolha calçado que amorteça o impacto, sobretudo se é mais pesada. 

TOME NOTA: Caminhe pelos passeios e evite usar auscultadores para estar atenta ao que se passa à sua volta. 




Fonte: Revista "Prevenir"



Lenah*






2 comentários:

  1. Adorei as dicas, bem úteis para minhas caminhadas :)

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Adorei o seu post com certeza vai me ajudar muito.

    Beijos

    ResponderEliminar